segunda-feira, 10 de agosto de 2009

4º Encontro



































O 4º encontro do Gestar ll do nosso município aconteceu no dia 17 de julho de 2009, precisamente às 13 horas e 15 minutos sob as fortes chuvas que caiam em toda Região Agreste potiguar, o que trouxe muitas dificuldades para que os cursistas e os demais membros deste programa se deslocassem de suas residências até as dependências da Escola Municipal Profª Ascendina Lustosa, local onde estão acontecendo os encontros presencias em Vera Cruz- RN.

Este encontro foi iniciado com a distribuição de um molde em forma de um coração contendo um texto de Rubens Alves, que coloca a leitura com sendo uma droga perigosa e que pode viciar. Em seguida, retomamos o manuseio do caderno de teoria e prática nº 3 (TP3), que tinha como tema na unidade 11 os tipos textuais. Vimos na seção 1 que estes tipos também podem ser chamados de seqüências tipológicas e que na tradição escolar o que mais se trabalha em redação são os três tipos mais conhecidos, ou seja, a descrição, a narração e a dissertação, mas dentro do programa do Gestar iríamos acrescentar outros dois: o injuntivo e o preditivo. Durante este encontro, algumas atividades foram trabalhadas em forma de exercício, dentre elas, podemos destacar a de número 5 das páginas 105, 106 e 107, também as de números 7 e 8, paginas 110 e 111. Ampliamos as nossas referências sobre textos descritivos, narrativos e dissertativos com as teorias das páginas 129, 130 e 131.

A segunda parte do encontro, depois de um saboroso lanche, começamos a utilizar a unidade 12. Nesta, relacionamos as sequências tipológicas com a classificação de gêneros, analisamos estas sequências com os gêneros textuais e reconhecemos que o formato de um gênero pode ser transposto para outro. Depois disto, encerramos o encontro, passando para os cursistas o “Avançando na prática da página 172, para que os mesmos trabalhem isto com seus alunos para que sirva de objeto de estudo no próximo encontro do dia 31 de julho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário