segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

8º ENCONTRO

RELATÓRIO DO OITAVO ENCONTRO

Aos 8 (oito) dias do mês de setembro de 2009, aconteceu o oitavo encontro do programa de Gestão da Aprendizagem Escolar Gestar II), desta vez voltando às dependências do laboratório de informática da Ascendina Lustosa, tendo em vista que ao mudar deste local, não ocorreu da forma que se esperava, tanto por parte do professor formador, quanto pelos alunos cursistas que
estiveram presentes na aula, pois sem o auxílio do multimídia, as
informações repassadas deixaram muito a desejar. Começamos a aula passando o vídeo “O frango atravessou a estrada”, atividade esta que chamou bastante a atenção dos nossos “alunões, tendo em vista que foi motivo para várias discussões tais como o contexto em que cada um dos personagens citado estava incluído e também o poder de argumentação dado por eles para que o animal passasse de um lado para o outro da estrada. Logo em seguida, começamos a ouvir os comentários dos cursitas sobre o que havíamos proposto
na aula anterior, ou seja, a leitura da unidade número 15, que abordava o ssunto “Mergulho no texto” e a de número 16, que trazia a temática da produção textual. De início, indagamos quais os procedimentos que cada um utilizava quando iria trabalhar um texto, tanto no processo da leitura quanto na elaboração textual por parte dos alunos. Ouvindo os relatos de todos, chegamos à conclusão de que não era uma tarefa muito fácil para os professores desenvolverem atividades como esta em sala de aula, principalmente porque os alunos não gostam ou não tem o hábito de fazer uma leitura, seja lá qual for o tipo de assunto enfocado no
texto. Em seguida, voltamos ao TP4,onde discutimos as temáticas previstas nas unidades citadas acima. Fizemos as atividades das páginas 118, 161, 162 e fizemos a leitura “Porque meu aluno não lê?” página 147. Indicamos o “Avançando na Prática” da página 172 (unidade 16) e encerramos o encontro informando que o próximo seria de forma intensiva, ou melhor, seria um encontro de 8 (oito) horas, diferente dos outros que duravam 4 (quatro). Na pauta, previsto trabalhar as unidades 17 e 18 e em seguida, focar as atividades no projeto que será desenvolvido pelos cursistas para a finalização do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário