terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

9º e 10º ENCONTROS











RELATÓRIO DO NONO E DÉCIMO ENCONTRO





Como de acordo no encontro anterior, dia 17 de setembro de 2009, com início às 8 horas da manhã demos prosseguimento aos encontros do Gestar de uma maneira diferenciada dos outros, pois se os anteriores duravam quatro horas de duração, este valeria por dois, tendo em vista que das oito da manhã ao meio dia teríamos o nono encontro e das 13 horas às 17, aconteceria àquele equivalente ao décimo encontro presencial na cidade de Vera Cruz -RN. E foi assim que aconteceu: No primeiro momento, ou seja, as primeiras quatro horas ficaram voltadas única e exclusivamente ao estudo das unidades 17 e 18 do TP de número 5, já o segundo, ficou acordado que seria a discussão do projeto final do curso que começou a ser elaborado pelos cursistas da disciplina de Língua Portuguesa. Começamos as atividades indagando aos presentes o que eles entendiam pela palavra estilo. Todos emitiram suas opiniões sobre o assunto, motivo este que foi suficiente para introduzirmos o tema da unidade 17, mais precisamente Estilística, que seria parâmetros para o encontro que estava ocorrendo naquela manhã de quinta-feira. Em seguida pedimos que os professores fizessem a atividade 1 da página 17, que tinha como base o texto intitulado “Cada um é cada um”. Depois desta atividade, ainda trabalhamos algo desta unidade para em seguida utilizarmos o de número 18, que foi de grande importância para nossos estudos, pois tratava de um assunto muito importante que é a questão da coerência textual. E depois de trabalharmos a questão da coerência de um texto, solicitamos para que os mesmos fizessem com seus alunos o “Avançando na prática” da página 93 desta unidade e que trouxessem o resultado deste no encontro de número 11, pois iríamos para uma pequena pausa e após o almoço, às 13 horas retornaríamos para falar sobre o nosso projeto de final de curso. E assim aconteceu. Ouvimos de cada um quais as dificuldades encontradas na execução das atividades do programa que depois de relatadas chegou-se a conclusão de que iriam trabalhar um projeto de leitura com turmas escolhidas por cada um dos cursistas inscrito no gestar da nossa cidade. O fato mais importante foi que os mesmos já traziam um esboço para que pudéssemos orientá-los como melhor elaborar cada projeto e pô-los em práticas na sua turma escolhida. Depois de uma tarde de muita discussão encerramos a aula 15 minutos mais cedo pois já sentíamos o cansaço no rosto não somente nos rostos dos cursisras, mas também do professor formador.








Nenhum comentário:

Postar um comentário